Em Disputa Paritária, a Advocacia Maranhense Vai Às Urnas Em Eleição Histórica

Com uma equipe multidisciplinar e fazendo história ao escutar a classe pela primeira vez na escolha do desembargador para o TJMA, a OAB/MA finalizou e entregou com rapidez, segurança e transparência o resultado da nova consulta à advocacia para o Quinto Constitucional.

Foram escolhidos 12 nomes (06 homens e 06 mulheres) por meio de votação on-line. A eleição contou com a presença de representantes do Conselho Federal da OAB, das Universidades Federais de Santa Catarina e do Maranhão, auditores, fiscais, além da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, funcionários da Seccional e das Subseções e da Diretoria e Conselho da Ordem.

A OAB/MA inovou ao escolher um sistema anti-coerção por meio do Helios Voting, um sistema desenvolvido pela Universidade de Harvard, nacionalizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, e utilizado pela Universidade Federal do Maranhão, pelo Ministério Público Federal e Estadual em Santa Catarina e, mais recentemente, pela OAB/MA na nova consulta à advocacia.

Na próxima quinta-feira, 18, o Conselho Seccional da OAB/MA se reúne para sabatinar os mais votados e, então, votarem em seis candidatos, respeitando os critérios de paridade e de cotas raciais.

“Nosso compromisso é com a garantia da segurança, transparência e credibilidade da nova consulta e agradeço a todos que se empenharam nesse trabalho” afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

As conselheiras federais pelo DF e PA, representando o CFOAB, Cristiane Damasceno e Cristina Lourenço, reafirmaram o trabalho excelente e confiável realizado pela OAB/MA. “Viemos para reforçar ainda mais essa transparência”, afirmaram.

Segurança e transparência

Uma equipe multidisciplinar com profissionais da área de informática, auditores, funcionários da OAB/MA em São Luís e nas Subseções, Conselheiros Federais da OAB, representantes da Universidade de Santa Catarina, da UFMA, da Comissão Eleitoral do Quinto e da Diretoria da OAB/MA garantiram uma eleição segura, ágil e transparente.

A utilização do sistema anti-coerção garantiu a votação democrática, pois evita que o eleitor sofra pressões na hora de votar. De acordo com o professor Jean Martina, da UFSC, responsável pelo sistema Helios, no fim da votação a plataforma avisa que você pode repetir o processo quantas vezes quiser enquanto a eleição estiver aberta. “Mas por conta do sistema de anti-coerção, apenas a sua última votação será considerada, ou seja, mesmo que você repita o processo várias vezes, somente será computado o voto feito por último”. A plataforma de votação é confiável e temos larga experiência em universidades federais e instituições como o Ministério Público.

“Qualquer possível interferência no sistema é possível localizar imediatamente”, afirmou o Fernando Barreira, da The Perfect Link, empresa responsável por auditar todo o sistema. Anilton Maia, representante da UFMA, que utiliza o mesmo sistema para votação interna, reafirmou a “confiabilidade da plataforma de votação e a segurança da informação”.

Sobre a votação

A votação foi on-line nos exatos termos do item 7.2 do Edital e artigo 14 da Resolução, ambos com a numeração 001/23, mediante a utilização de certificado digital do advogado ou advogada, assegurando, assim, a ampla participação da advocacia maranhense, sobretudo do interior do estado, na medida em que não precisaram se deslocar longas distâncias para votar.

Os 12 mais votados pela advocacia para concorrerem à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Maranhão foram:


Conheça as advogadas escolhidas pela advocacia para compor a Lista Duodécima:

Alessandra Belfort e Silva
Ana Cristina Brandão Feitosa
Anna Graziella Santana Neiva Costa
Josineile de Sousa Pedroza
Lorena Saboya Vieira Soares
Valeria Lauande Carvalho Costa

Conheça aos advogados escolhidos pela advocacia para compor a Lista Duodécima:

Diego Menezes Soares
Flávio Vinicius Araújo Costa
Gabriel Ahid Costa
Gustavo Sauaia de Oliveira
Gustavo Araújo Vilas Boas
Hugo Assis Passos

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!